Assojaf-RS encerra campanha para ajuda aos Oficiais de Justiça atingidos pelas enchentes e agradece todos os colaboradores

Sexta-feira, 16 de agosto de 2024

A Assojaf-RS encerrou, neste mês de agosto, a campanha de arrecadação financeira para ajuda aos Oficiais de Justiça atingidos pelas enchentes que devastaram o Rio Grande do Sul no mês de abril.

Desde 17 de maio, a Associação intensificou a mobilização em solidariedade aos colegas que perderam seus bens nas águas.

O repasse financeiro foi efetivado aos Oficiais que entraram em contato com a Assojaf, em ajuda na reconstrução de todas e todos. Segundo Andréa Farias Guedes, “a reconstrução da nossa moradia está ocorrendo de forma lenta devido à umidade que ainda existe na casa e, paralelo a isso, precisamos seguir a vida do ponto em que paramos. Tem sido um período de muita resiliência e um pouco de insegurança em refazer a vida no mesmo lugar”.

O Oficial em Canoas, Alexandre Castro destaca que os seguros residenciais não possuem cobertura para alagamentos “e, por isso, as pessoas que possuem seguro residencial não foram contempladas. O dinheiro enviado pela Assojaf é muito bem recebido para ajudar na compra de eletrodomésticos e mobília perdida com as enchentes, e eu fico muito agradecido a todos os colegas que contribuíram e também à Assojaf pela iniciativa”.

De acordo com o colega Luís Henrique Padilha Vilande, desde o primeiro momento, a Assojaf-RS, por meio da presidente Fabiana Cherubini, fez contato com os atingidos e se colocou à disposição para ajudar no que fosse possível. “Esse valor vai ser muito útil para nos ajudar a recompor as perdas com a enchente”.

Também morador de Canoas, Fábio Cabral Silva lembra do momento em que foi resgatado de bote com a esposa, o filho, a cachorra e as roupas do corpo. “Os gritos de socorro de adultos, idosos e crianças em cima dos telhados, enquanto nosso bote passava, isso ainda está pulsando e cortando a alma como a água que levou as lembranças que eram aconchego, inspiração, carinho e afeto. É como se fosse plantada no peito uma semente de impotência que aos poucos se transforma em uma árvore que cresce descontrolada e fere fundo”, desabafa.

O Oficial de Justiça afirma que a reconstrução virá, “mas para quem ficou com o trauma dessa catástrofe, que tenha a força de superar a dor das perdas que foram além dos móveis e além dos muros e das casas que se foram”.

Ele ressalta que “cada gesto, como esse da Assojaf e de todos os colegas que nos ajudaram, significa uma ponte para a superação, porque ninguém é tão forte que acredite que é só recomeçar. O acolhimento e o amparo são a força mais poderosa. Obrigado”.

A Assojaf-RS se sente honrada em poder receber relatos tão profundos como os divulgados acima e saber que o pouco se torna muito quando feito com solidariedade e afeto. A campanha de arrecadação de recursos financeiros se encerra, mas o trabalho não para por aqui.

“Nosso imenso agradecimento a todos os colegas do Brasil inteiroque estiveram conosco em solidariedade e contribuíram para que pudéssemos ajudar os Oficiais de Justiça nesse momento com que todos os gaúchos se depararam. Temos certeza de que a reconstrução virá e o que ficará será o sentimento de união e solidariedade de toda a população do Rio Grande do Sul. Muito obrigada!”, finaliza a presidente Fabiana Cherubini.

Da assessoria de imprensa, Caroline P. Colombo

Comentários (para comentar faça seu login)